Somos

Ludicidade

Educar é ser criativo em todos os momentos, com leveza e alegria

Na Ludens, o aprendizado é levado a sério, com muita liberdade e afetividade. Porque acreditamos que é a partir do afeto que organizamos o que é complexo. É a partir das relações que ampliamos nossa visão para o mundo. E a educação, como potência evolutiva, exige que se encontrem novas alternativas todos os dias.

Por isso a Ludens é dinâmica, com um ensino que aproxima e incentiva. E a ludicidade é protagonista, pois deixa os alunos livres para aprender. Vemos potência no brincar como forma de produzir conhecimento. Aqui, o play-based learning leva a educação até o universo da criança.

Buscamos diversificar vivências e criar memórias afetivas diariamente, tornando a experiência escolar verdadeiramente produtiva. Para que as crianças colham os frutos de cada momento. Nossa educação é criativa, viva, divertida, espontânea. Somos assim. Aqui, a proposta é crescer, com apoio em tudo o que nos alegra.

Por isso, a equipe Ludens está sempre pensando além.

Por que a ludicidade é importante?

É através do ato de brincar que as crianças começam a desenvolver suas habilidades. A brincadeira, na Primeira Infância, tem o papel de fortalecer aprendizados. Individualmente ou em grupo, é preciso oferecer experiências positivas para os pequenos. É assim que vão estabelecer noções de valores, tolerância, empatia e respeito.

Na escola, o aprendizado a partir de vivências lúdicas também favorece o desenvolvimento de competências como o diálogo, o raciocínio, habilidades psicomotoras, a capacidade de se expressar e de conviver. Sem perceber, a criança põe em prática habilidades que serão significativas para o que ainda vem pela frente.

Uma rotina de atividades pensadas e preparadas tendo como fator central a ludicidade também é um combustível motivador. É preciso tornar o ambiente escolar agradável, confortável, seguro e afetuoso. Assim, a criança absorve o conteúdo de forma consistente, sempre motivada a voltar e aprender cada vez mais.

Por isso, adaptamos as propostas para cada fase da vida dos nossos alunos. Unindo o belo da ludicidade ao potencial transformador da educação.