Somos

Aqui, a Cultura está presente na vida do seu filho

A educação na Ludens reconhece a importância da cultura no processo de aprendizagem. Vivências culturais transformam nossa visão de mundo e estão intimamente envolvidas com nossas construções de subjetividade, identidade e personalidade. Por isso, o acesso à cultura na Educação Infantil e Ensino Fundamental são parte da metodologia da Ludens.

É inestimável o valor de um ensino que permite a imersão em novas culturas. Através de inúmeras formas de expressão, costumes e ritmos, entendemos a sociedade contemporânea e suas esferas. A compreensão do mundo, do próximo e de nós mesmos é amparado pelo contato com a cultura.

No ensino bilíngue da Ludens, trabalhamos culturas estrangeiras em diferentes contextos, para que o aprendizado se desenhe de forma global. Os alunos vivenciam uma verdadeira imersão na língua inglesa, para fortalecer seu aprendizado e sua bagagem cultural em contextos significativos.

Ainda consideramos a arte, a poesia, o teatro e a música como alguns dos elementos fundamentais para o desenvolvimento socioemocional no período escolar. São vivências que trabalham a sensibilidade das crianças e suas habilidades de expressividade e comunicabilidade.

O contato com livros, pinturas, desenhos e demais formas de arte também ampliam seus conhecimentos, além de trabalhar competências como o senso crítico, a interpretação de sentidos e o raciocínio lógico.

Essa exposição constante dos alunos à diversidade cultural é ponto forte para a equipe da Ludens. Somos motivados por apresentar o novo. E não deixamos de fora o que nos alegra. Afinal, cada uma dessas experiências é apresentada de forma lúdica, em contextos positivos, criativos e divertidos, que estimulam os alunos a buscarem aprender sempre mais.

Cultura Brasileira

A Ludens valoriza a imersão em culturas estrangeiras, especialmente durante o ensino bilíngue. Mas firmar nossas raízes e entender contextos mais amplos do nosso país é extremamente importante para formar alunos mais conscientes.

Por isso, o aprendizado aqui na Ludens é integrado à vivências da cultura brasileira. Oferecemos materiais que inserem culturas e práticas de diferentes regiões do nosso país, além de eventos que mostram às crianças, na prática, como nossa história se desenha.

Também levamos os alunos a museus, exposições e passeios além dos muros da escola, para que vejam com os próprios olhos a construção do social, incentivando o respeito e a admiração pela história que construímos. E que, com nossas mãos, ainda vamos construir.