Nosso

Blog

Ludens Inova com o Programa Maker

Entrevista com o Professor Lenon Vasconcelos

A Ludens, sempre à frente em práticas pedagógicas inovadoras, lançou o Programa Maker, que já no seu primeiro ano trouxe resultados impressionantes. Conversamos com o professor Lenon Vasconcelos, responsável pelo programa, para entender melhor os desafios e conquistas dessa iniciativa que prepara os alunos para um mundo em constante evolução.

Professor Lenon, quais foram os principais resultados do primeiro ano do Programa Maker na Ludens?

Foi um ano repleto de desafios e grandes conquistas. No total, construímos 104 peças ao longo do ano. Cada projeto teve como base um tema principal, que foi desdobrado em equipes e culminou nas produções finais. Oferecemos aos alunos um espaço criativo onde puderam manusear ferramentas como cola quente, micro-retífica, tablets e alicates, o que gerou grande entusiasmo e engajamento.

Como a liberdade criativa impactou o aprendizado dos alunos?

A liberdade criativa foi fundamental para promover o engajamento dos alunos. Eles tiveram a oportunidade de debater sobre divisão de tarefas, organização e planejamento. Isso não só incentivou a criatividade, mas também abriu espaço para debates valiosos entre eles.

Quais competências socioemocionais foram mais desenvolvidas durante o programa?

A argumentação foi a competência socioemocional mais mobilizada. Os alunos precisaram construir e defender argumentos, tomar decisões baseadas em dados e opiniões, além de debater sobre as melhores soluções para os desafios que encontraram. Isso aprimorou a capacidade de expressão deles, tanto em defesa de suas próprias ideias quanto no respeito às opiniões dos colegas.

Como o Programa Maker está integrando os projetos com o currículo escolar?

O Programa Maker tem sido uma experiência enriquecedora, onde conseguimos integrar projetos práticos com o currículo escolar de forma inovadora. Os alunos têm a oportunidade de aplicar conceitos aprendidos em sala de aula em projetos reais, o que fortalece o entendimento e a retenção do conhecimento. Estamos sempre buscando maneiras de aprimorar essa integração, garantindo que cada projeto seja uma extensão do aprendizado teórico.

Como foi a recepção dos e-books e a exposição dos trabalhos dos alunos?

A recepção dos e-books foi extremamente positiva, tanto por parte dos alunos quanto das famílias. Já enviamos os e-books da Educação Infantil, e os do Ensino Fundamental foram disponibilizados durante a exposição. A exposição dos trabalhos foi um sucesso absoluto, com os alunos orgulhosos de suas criações e as famílias encantadas com o nível de criatividade e inovação demonstrado. As fotos dos trabalhos expostos capturaram a essência do que o Programa Maker representa: um espaço de aprendizado dinâmico e criativo.

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Obrigada pelo seu interesse! Em breve entraremos em contato.

Gostaria de saber mais informações?