A responsabilidade de uma escola precisa ir muito além de transmitir conhecimento aos seus alunos. Trata-se, também, de formar cidadãos críticos, empáticos e preparados para enfrentar os desafios do mundo. Essa missão, porém, não se restringe apenas aos estudantes. A formação de professores é igualmente essencial, pois são eles os verdadeiros agentes dessa transformação.
Uma escola comprometida forma alunos, mas uma escola de excelência forma, também, seus mestres. Por isso, a Ludens investe na formação contínua de seus educadores. Assim, garantimos que estejam sempre atualizados, motivados e capacitados para inspirar e guiar as próximas gerações.
Foi com isso em mente que preparamos uma visitação de observação pedagógica para os nossos professores da Educação Infantil e do English Ludens no Ateliê Centro de Pesquisa e Documentação Pedagógica e Escola Ateliê Carambola, em São Paulo.
Laboratório vivo de aprendizagem
Observar uma renomada escola de Educação Infantil é fundamental para a formação acadêmica de educadores que desejam refletir sobre suas próprias práticas. Esta experiência oferece uma oportunidade única de aplicar teorias aprendidas em um ambiente real, onde cada interação se torna um laboratório vivo de aprendizagem e crescimento profissional.
“Estar nesse espaço de referência em Educação Infantil é dialogar com trabalho que já realizamos com as nossas crianças, buscando novas inspirações, valorizando a prática desenvolvida em nossa escola.” – Professora Gloria Godinho
A visita da Formação de Professores permitiu que nossa equipe observasse e compreendesse, de perto, como teorias pedagógicas contemporâneas se manifestam na prática diária. Absorvendo, também, metodologias inovadoras, estratégias de ensino eficazes e novas formas de interagir com as crianças.
Essa imersão prática não apenas fortalece o conhecimento teórico adquirido, mas também nos proporciona um contato direto com uma diversidade de contextos educacionais e culturais, o que é crucial para desenvolver uma compreensão profunda das necessidades individuais de cada criança e das dinâmicas familiares que influenciam seu desenvolvimento. A capacidade de adaptar-se a diferentes realidades e compreender a singularidade de cada aluno é uma habilidade valiosa que só pode ser verdadeiramente adquirida através da prática real.
“Logo ao entrar, já pude perceber atmosfera acolhedora e estimulante. O ambiente cuidadosamente preparado incentiva a autonomia e a criatividade das crianças. As salas eram iluminadas e organizadas de forma a promover a exploração livre e o aprendizado prático. Foi uma experiência enriquecedora, que transmitia um senso de paz e respeito pelo desenvolvimento infantil.” – Professor Daniel Bacellar
Observações pedagógicas
Observar uma escola de Educação Infantil envolve diversos aspectos importantes para garantir um ambiente seguro, educativo e acolhedor para as crianças. Por isso, o objetivo da visita era uma avaliação dessas novas oportunidades educacionais, para transformar continuamente a qualidade e o compromisso da Ludens com o desenvolvimento integral das crianças.
Mas, entre os diversos aspectos em que uma escola deve investir para continuar evoluindo, nossos professores puderam observar, principalmente, novas formas de educar. No Ateliê, a equipe teve contato com alternativas e estratégias que enriquecem o ambiente escolar, reforçando o valor de seu conteúdo.
“A dinâmica da sala de aula é dividida em estações, que são ocupadas por todas as crianças em momentos diferentes. Atividades com argila, focadas na observação e reprodução, são destacadas, enquanto autorretratos e percepções de si mesmo são pilares no Ateliê. Várias estações exibem produções dos alunos, formando um ambiente inspirador e acolhedor de reconhecimento do protagonismo da infância. Fiquei profundamente impressionada. ” – Professora Maria Eduarda Nuñez
Aqui na Ludens, acreditamos que a criatividade não nasce no vazio. Ela floresce a partir do encontro com novas ideias. Quando investimos na exposição da equipe a diferentes perspectivas, culturas e modos de pensar, contamos com um resultado global. Isto é, professores com a mente aberta para que soluções inovadoras emerjam e que problemas antigos sejam vistos sob novas luzes, não só dentro de sala de aula, mas fora também.
Abrir-se ao novo é essencial para quem busca inovar e crescer. E é isso que buscamos em nossa escola. Clique aqui e veja alguns registros dessa visita tão produtiva!