“Ser gentil é colaborar, cooperar, dividir e oferecer ao outro o que há de melhor dentro de si.” Foi assim que começamos um novo projeto aqui na Ludens: Gentileza Sim!
Nosso pontapé para resgatar continuamente valores que priorizamos na Ludens foi uma palestra com o Sr. Gentileza, Luiz Gabriel. Com todos os funcionários presentes, promovemos uma conversa que introduziu o projeto e nos fez pensar mais na necessidade de ser gentil não só no ambiente escolar, mas no mundo, e também em seu impacto positivo.
“Eu quero que a Ludens seja um pontinho de luz. Declarando gentileza, expressando gentileza, a dividindo com todos que passarem por aqui”, explica Liliane Daflon Gabry, nossa Diretora Geral.
O projeto está trabalhando com os colaboradores da Ludens a ideia de um mundo melhor, baseado na gentileza como parte da rotina. Através de palestras e workshops, o Sr. Gentileza incentiva: se cada um for gentil com o seu próximo, seremos capazes de criar uma rede positiva ao nosso redor. E esse é o nosso objetivo.
A professora de inglês da Educação Infantil e do English Ludens, Maria Eduarda Nuñez, participou de todos os encontros do projeto até o momento e comentou sobre a experiência. “Como educadores, sempre nos pautamos pela gentileza, pelo afeto, pela escuta. Mas, com os encontros, a gente é relembrado de resgatar os gestos gentis diariamente, não só no trabalho. Em todo lugar que formos.”
O projeto Gentileza Sim está inteiramente ligado à essência da Ludens, já que o bem-estar, a leveza e a alegria estão presentes em todos os momentos, enraizados em nossa cultura escolar. E queremos continuar trocando o que há de melhor em nós, diariamente.
A força motivacional de ser gentil
A iniciativa da Ludens convidou o Sr. Gentileza para guiar esses encontros, pois vimos nele uma força motivacional única. Luiz Gabriel é fundador da Rede Mundial de Gentileza, que coordena ações com mais de 300 mil voluntários em 27 países. E já são mais de 10 anos se dedicando a projetos tão gentis e sensíveis.
Seu principal motivador foi o falecido Profeta Gentileza (1917-1996), um sujeito excêntrico, autêntico e polêmico conhecido por andar pelas ruas do Rio de Janeiro, convidando a sociedade a ser mais gentil.
Durante o ano, os encontros do projeto continuarão, através de mais palestras, workshops, debates e reuniões, para que a comunidade escolar esteja sempre preenchida dessa troca de boas práticas e continue indo muito além da Educação.
Gostou da iniciativa? Acompanhe os desdobramentos dessa e de outras ações por nossas redes sociais.
E não esqueça: pratique a gentileza, sempre, sem esperar nada em troca. Ser gentil é ir além!