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A adaptação escolar da criança na Educação Infantil

adaptação escolar

Quando entramos na dimensão do acolhimento, compreendemos que é uma abordagem que entende a criança em sua integralidade, vendo-a como alguém que tem uma história e um contexto. E essa dinâmica vai além da mera adaptação escolar. Atravessa a função social da escola e as competências do professor, num movimento constante que acontece em várias direções e que requer o envolvimento de todos.

Acolher é o ato de oferecer ou obter refúgio, proteção ou conforto físico. É abrigar(-se), é amparar(-se). Entendimentos que se alinham muito melhor a toda a preparação, escuta e observação que ocorrem nas relações estabelecidas com as crianças e famílias. Aliás, vale ressaltar que são ações que não ocorrem apenas nesses primeiros dias, mas ao longo de todo ano, em busca de profundas experiências de aprendizagem.

A entrada na escola representa um importante momento para a criança. Ela passa a conviver em um novo ambiente, onde aprenderá a dividir espaços, brinquedos e afetos. Separar-se dos pais e ir à escola é uma experiência intensa que envolve muitos ganhos, exige e promove crescimento, estimula na criança uma maior independência e autonomia, além de promover a socialização.

 

O que esperar da adaptação escolar?

A criança que está indo pela primeira vez à Educação Infantil não sabe o que vai encontrar. É um ambiente novo, com pessoas estranhas a ela. O choro é muito natural e faz parte do processo. Deve ser encarado com naturalidade pelos pais. É muito importante que passem segurança, no momento da separação, aos pequenos, pois isso os trará também segurança.

Frases como: “mamãe vai trabalhar e volta para te buscar”, “fique tranquilo(a), mamãe tem certeza de que você vai se divertir muito aqui” trazem conforto às crianças, pois estão sendo ditas por aqueles que são seus referenciais de confiança.

É muito comum, durante o período de adaptação escolar, alterações na rotina da criança: problemas alimentares, mudanças nos horários de sono, demonstração de ressentimento com os pais, agressividade, recusa em vestir o uniforme ou em ir à escola, manhas ou birras, desafio de limites anteriormente estabelecidos, entre outros. A criança tenta, inconscientemente, convencer os pais de que o melhor é ficar ao lado deles. Tudo isso porque o novo pode assustá-los muito.

Passada a fase de adaptação e percebida a escola como um ambiente seguro e divertido, todos esses comportamentos se findam. Trata-se de uma fase difícil para a maioria das crianças, por isso, é preciso que os pais confiem na escola que escolheram e que estejam convictos de sua decisão.

Por isso, toda a equipe Ludens está disponível para apoiar as famílias nesse novo passo na vida dos pequenos. Contem conosco neste processo. Para agendar uma visita, clique aqui.

 

Livia Dantas

Coordenadora da Ed. Infantil

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