A busca por uma escola pode ser desafiadora, por uma série de motivos. E esse processo de procura envolve, também, questões mais técnicas e fundamentais que as famílias precisam estar por dentro. Por isso, reunimos algumas informações do SINEPE/RJ – Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino no Estado do Rio de Janeiro – sobre a importância de matricular os filhos em uma escola legalizada.
O que é uma escola legalizada?
Normalmente, nessa busca por escolas, vemos que poucas famílias se atentam para a questão da legalidade. Justamente por serem detalhes mais complexos, terminam ficando em segundo plano. Vamos descomplicar?
Uma escola legalizada possui Ato Autorizativo publicado em Diário Oficial, laudo de autorização de funcionamento do Corpo de Bombeiros, da Vigilância Sanitária e alvará liberando o funcionamento da atividade naquele local.
Muito mais segurança.
Uma escola legalizada é mais segura para os alunos porque recebe, constantemente, inspeções dos órgãos fiscalizadores. Assim, se garante um ambiente e uma experiência escolar com mais segurança.
Além disso, a escola deve atender às legislações vigentes e incluir procedimentos em casos de acidente, contornando riscos para as crianças. E, quando necessário, deve recorrer aos mesmos órgãos que a fiscalizam para buscar alguma ajuda mais específica.
Como saber?
Na prática, para saber se uma escola é legalizada, as famílias devem começar acendendo um alerta a todas essas informações. Isto é, perguntar e pesquisar sobre uma escola, antes de matricular seu filho, deve envolver uma busca ativa por estes documentos e procedimentos.
Lembre-se que todos esses processos também servem para confirmar a seriedade do trabalho pedagógico realizado na instituição, onde a criança vivenciará fundamentais experiências escolares. Não deixe esse assunto de lado.
O SINEPE/RJ também está à disposição para esclarecer qualquer dúvida sobre este importante tema. Acesse o site e entre em contato.
Cuidado com as fraudes!
Ao menor sinal de dúvida ou ao perceber que uma escola não é legalizada, não pense duas vezes: se afaste. Afinal, escolas não legalizadas são uma fraude. As escolas legalizadas são fiscalizadas por diferentes órgãos constantemente. Além das Secretarias de Educação, é comum receber visitas do Corpo de Bombeiros, da Vigilância Sanitária, Procon, etc.
Se a instituição não está em concordância com estes órgãos, é porque não trilha o mesmo caminho de quem trabalha por uma educação segura e de qualidade. E você e sua família merecem mais segurança.
Aqui na Ludens, estamos sempre dispostos a ajudar pais e famílias a encontrarem os melhores caminhos. Se quiser conversar mais sobre o assunto, entre em contato com a gente!
Fonte: SINEPE/RJ