A metodologia STEAM representa mais um dos avanços pedagógicos da Ludens, que busca integrar disciplinas de diversas áreas do conhecimento para incentivar constantemente os alunos e potencializar suas experiências de aprendizagem. Por isso, temos o cuidado de oferecer uma abordagem que abrace cada uma das competências previstas pelo modelo STEAM: Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática.
Mas sabemos que existe uma ideia de que essa metodologia é algo mais tecnológico que qualquer outra coisa. Robótica, programações, códigos e multiversos, é sobre isso que se resumem as aulas de STEAM? Não aqui na Ludens. Ainda que a revolução tecnológica esteja presente diariamente em nossas salas de aula, we’re always thinking beyond.
Ou seja, nossas atividades são pensadas de forma complementar, onde a engenharia é preenchida de tecnologia e se fortalece da arte, onde a matemática ganha vida na ciência e se materializa com a engenharia, e por aí vai. Sempre seguindo pautas alinhadas à proposta pedagógica e faixa etária de cada segmento, para que as crianças trabalhem também a autonomia e a capacidade de superar desafios – individualmente e em grupo.
Como exploramos a Ciência no STEAM
Nossa linha é toda baseada em projetos, para que as crianças ultrapassem fronteiras e completem o processo de investigar, refletir, conectar, descobrir e criar. Por isso, é importante que as ferramentas e atividades sejam práticas, mão na massa. Assim, os alunos resolvem problemas, pensam fora da caixa e se tornam protagonistas de seu próprio aprendizado.
E, quando falamos de ciências no STEAM, esse processo vai envolver a compreensão de diferentes fenômenos, tanto naturais, quanto tecnológicos. As aulas servirão de apoio para que as crianças visualizem tudo aquilo que estava no campo das ideias, tornando palpável cada conceito em detalhes.
Nas aulas do Jardim, por exemplo, temos propostas de investigação científica em que os alunos exploram o filo dos Artrópodes – o maior filo de animais existente e com grande sucesso evolutivo. Faz sentido que, ao estudá-los, os pequenos estudem muito mais que ciência: há também a história das espécies ou a tecnologia envolvida na preservação.
E a curiosidade aguçada das crianças é o incentivo para descobrirem quais animais pertencem a esse grupo, como são seus corpos, onde podem viver, do que se alimentam e demais informações interessantes. Em nosso laboratório, o aprendizado se desenha através do contato com alguns desses espécimes, além de guias visuais que facilitam o entendimento.
Para cumprir o propósito da metodologia e unir conceitos, os alunos ainda exploram a criatividade e a cooperação, criando seus próprios modelos de artrópodes a partir da observação e das vivências durante as aulas. O resultado foi uma exposição divertida e lúdica desses projetos artísticos, representando tudo o que aprendem nessas aulas de STEAM.
Cada um desses passos complementa o currículo, para que a base das crianças seja sólida e para que estejam prontas para desdobrarem estudos mais profundos nos anos a seguir. Na Ludens, elas experimentam, desde cedo, essa oportunidade multidisciplinar de enriquecer suas habilidades sociais, criativas, cognitivas, emocionais e de raciocínio lógico.
Essa é nossa forma de ensinar a pensar além.