Porque precisamos ir além das novas experiências
Estimular a autonomia de uma criança é proporcionar a ela a possiblidade de adquirir novos potenciais. E, como um ensaio para a vida adulta, cada experiência vivida servirá de aprendizado, de reflexão e de novos caminhos, pois a infância é esse celeiro de criatividade.
É um engano pensar que a autonomia é apenas sobre novas experiências. É claro que oferecer vivências diversas é necessário, mas precisamos pensar além. Afinal, o senso de autonomia nasce com a criança. É isso que ela busca quando passa por cada fase da vida.
O papel da escola é justamente unir todo o potencial já trazido pela criança a contextos que a façam crescer. E não apenas no sentido literal. Durante toda a sua vida escolar é preciso oferecer desafios que estejam alinhados à cada fase de sua vida.
É por isso que, aqui na Ludens, a educação não segue um mesmo modelo reproduzido a todos os alunos. Porque reconhecemos que cada um traz em sua bagagem um mundo de possibilidades. E entender essas vivências individuais nos ajuda nessa construção diária da autonomia.
Como trabalhar a autonomia em cada fase da criança
Desde que aprende a engatinhar, depois a ficar de pé e então andar e correr, cada fase é uma mistura de tudo o que a criança traz. Quando começa a se comunicar, o processo também é em fases. Desde os primeiros gestos, até saber formar as palavras, depois formular frases completas. E você sabe quais são os combustíveis da criança?
A curiosidade, seu desejo de participar e o sucesso na adaptação.
Os dois primeiros, não se preocupe. A criança já os traz com ela. Enquanto o terceiro cabe à escola, à família e ao universo que a cerca. A chave é trabalhar com essas transições contínuas da criança, entre suas fases, sabendo adaptar suas experiências conforme for se desenvolvendo. Assim, mantemos viva a sua curiosidade e a busca por novos desafios.
Deixar a criança experimentar o mundo e descobrir seu funcionamento por suas próprias mãos é um estímulo ao seu raciocínio lógico e ao seu processo criativo. Quanto mais oferecermos experiências alinhadas às suas possibilidades, em sequências às quais ela consiga se adaptar, maiores serão suas conquistas. E também maior será sua vontade de continuar.
Autonomia na prática
Na verdade, o senso de autonomia está intimamente ligado à autoconfiança, ao senso de segurança pessoal, à noção de possibilidades reais. Todas competências fundamentais para a formação da criança.
Como você sabe, cada criança é única. E todas seguirão caminhos diferentes, ainda que muitas tenham destinos parecidos. Portanto, mesmo mergulhados em tantos padrões, nunca podemos esquecer que o processo de formar uma criança é vivo e mutável.
Nossa prioridade é oferecer, na Ludens, um espaço onde o aluno é cuidado e protegido, mas com muitas possibilidades para ele descobrir diferentes formas de experimentar, conviver, errar, acertar, aprender. E se divertir em todos esses processos.
Para nós, a escola deve ser uma mediadora de todos esses aprendizados, servindo como o caminho até a descoberta da criança. E permitir que cada aluno seja protagonista de sua própria história. Por um desenvolvimento integral e saudável.