Educação Alimentar e Nutricional desde a infância

A Educação Alimentar faz parte da estratégia educacional da Ludens, pois acreditamos que a escola representa um papel importante na introdução de hábitos saudáveis na rotina da criança. A prática ainda é fundamental para a promoção de debates sobre bem-estar, meio ambiente, natureza e diversos assuntos que entrelaçam os valores da Ludens.

Sobretudo na infância, etapa da vida em que os alunos estão em processo de formação de seus hábitos alimentares, e é essencial que sejam orientados para escolhas mais naturais e saudáveis desde cedo. E para abordar o assunto, utilizamos metodologias criativas e que abraçam a ludicidade, despertando a curiosidade e o interesse das crianças pelo tema e pelo novo.

Veggie Party

Trazendo diversas cores e sabores, a proposta da Veggie Party envolveu os alunos em jogos educativos para enfatizar a importância de uma dieta baseada em vegetais. Além disso, abordamos seus benefícios tanto para a saúde quanto para o meio ambiente, oferecendo às crianças a oportunidade de explorar a gastronomia numa dinâmica divertida.

Os alunos se envolveram completamente nas atividades e também ficaram empolgados em aprender os nomes dos vegetais em inglês. Criaram rimas e entraram em contato com novas palavras com sonoridades parecidas!

“I liked the vegetable party. We created funny rhymes with the names of the fruits and vegetables, for example: throw-mato, marshmallow watermelon, may-go, merry cherry, strawberry lerry and lettuce-lee” contou a aluna Carolina Nunes, de 9 anos.

Entre a nossa decoração artística temática e suas roupas coloridas, os alunos puderam se divertir enquanto aprendiam. E, depois de experimentarem o brócolis, a cenoura e mais uma variedade de vegetais, eles se mostraram agradavelmente surpresos! Afinal, foram diferentes texturas, tipos de cortes, aromas e comidas saborosas.

“I liked the vegetables. I tasted them and they were sour! I liked the bright colors of the clothes and the decoration” compartilhou a aluna Maria Eduarda Spinelli, de 10 anos.

Ver os alunos curtindo a festa e adotando opções mais saudáveis de alimentação foi uma experiência muito gratificante para nós. Acreditamos que essa forma de abordar a Educação Alimentar, envolvendo experiências divertidas e sensoriais com os alimentos, contribui para um aprendizado integral e para a verdadeira construção de valores relacionados à saúde e à qualidade de vida. Além disso, é importante que as crianças compartilhem esses momentos com os colegas e se sintam mais motivadas a experimentar o novo!

É por isso que estamos sempre pensando além. Para introduzir novas pautas na rotina dos pequenos, adequadas à faixa etária, que estimulem sua participação ativa e criativa no mundo. E não só dentro da escola.

Rotina Saudável

Lembrando que, aqui na Ludens, ainda temos um novo cardápio a cada semana. Ele é desenvolvido pela nossa equipe, sempre composto por frutas, verduras e legumes, para uma alimentação balanceada. E nos adequamos também às necessidades dos alunos com restrições alimentares. Clique aqui e saiba mais sobre nossa rotina saudável.