Nosso

Extra! Extra! Info Ludens, nosso jornal escolar

Alunas autoras do jornal escolar

A produção literária faz parte da metodologia Ludens porque estimula habilidades diversas nos alunos. É importante que, desde cedo, o ambiente escolar seja um celeiro de possibilidades para a imaginação, a criatividade e a expressão individual das crianças. E, por isso, consideramos o jornal escolar uma importante ferramenta pedagógica.

A produção jornalística na fase escolar permite a interdisciplinaridade entre os componentes de uma escola: alunos, professores, coordenadores e colaboradores se conectam, colaborando com o enriquecimento e desenvolvimento do projeto. Esse momento da vida dos alunos, que é de intenso aprendizado dentro e fora da escola, é cheio de curiosidade, questionamentos, dúvidas e busca por soluções. E foi esse interesse que moveu a criação do…

Info Ludens

Pelas mãos dos alunos de 4º e 5º anos, o jornal nasceu de seu interesse em levar as atividades desenvolvidas em nosso projeto Narrativas Ludens às famílias e profissionais da escola. Nele, você pode ler e se informar sobre os diversos temas e entender as linhas de pesquisa das turmas.

No papel de repórter, os pequenos coletaram informações sobre as propostas dos trabalhos e também tiveram a função de fotografar algumas atividades. Na apuração das informações recolhidas, realizaram entrevistas, reuniram textos, filmes e livros usados nas propostas. E, com apoio dos professores, transformaram todo o material colhido no jornal Info Ludens!

“Eles exerceram a função de redatores e responsáveis pela confecção do jornal. Na prática, os alunos verdadeiramente tiveram a oportunidade de conhecer e praticar a funcionalidade de um jornal escolar.” – Professoras Anna Paula e Silvana

E, entre entrevistas especiais e até uma página de memes divertidos, a culminância do projeto ganhou ainda mais corpo. Unimos dois projetos em um! Quer ver o resultado desse trabalho? Clique aqui para ler o jornal na íntegra.

Acreditamos que, ao envolver os alunos em projetos de produção de texto de maneira ativa e global, podemos promover o desenvolvimento de suas habilidades linguísticas, como a escrita e a leitura, e contribuir para o aprimoramento da comunicação verbal e escrita.

Além disso, produzir um jornal escolar abre caminhos para o crescimento intelectual, emocional e social, incentivando a expressão, o pensamento crítico e a construção de um repertório diversificado, ampliando o vocabulário das crianças. Tudo de forma lúdica, para que os alunos aproveitem cada segundo do aprendizado.

O dia a dia na Ludens é assim. Uma educação completa, com ferramentas pedagógicas versáteis e que se conectam, envolvendo e aproximando o aluno da escola e dos colegas. Aqui, a criança tem a liberdade de desenvolver suas habilidades de forma única, descobrindo sempre novas formas de aprender.

Viu como estamos sempre pensando além?

INFO LUDENS! Clique aqui para ler.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe