Educação Ambiental: rotina sustentável com as crianças

Aqui na Ludens, cada passo é dado em direção a um futuro mais sustentável. Por isso, a Educação Ambiental faz parte da rotina das crianças, através de atividades que unem ludicidade e muita mão na massa. Ou na terra!

O compromisso com a conscientização e a conservação ambiental é uma prioridade, e isso é refletido em todos os projetos que oferecemos aos nossos alunos diariamente. Desde cedo, incentivamos o respeito à vida, à natureza e às relações interpessoais, construindo as bases para cidadãos conscientes e responsáveis.

Um de nossos princípios fundamentais é incorporar o respeito e o cuidado pelo meio ambiente em todas as etapas do aprendizado. Sabemos que as crianças são naturalmente curiosas e receptivas. Por isso, desenvolvemos atividades que não apenas informam, mas também envolvem e entusiasmam.

Entendemos que a escola é muito mais do que um espaço de aprendizado teórico. É onde nossos alunos aprendem na prática, onde os valores de respeito, responsabilidade e consciência ecológica são moldados. E a Ludens é uma comunidade que acredita no potencial das crianças para fazer a diferença. É com esse espírito que integramos a educação ambiental em cada aspecto de nossa rotina escolar.

Educação Ambiental é compromisso com o meio ambiente

Passando pela Educação Infantil, pelo Ensino Fundamental e integrando também o English Ludens, exploramos o ciclo da natureza, desde a raiz até as plantas. Nossos pequenos exploradores mergulham em um mundo de descobertas, tocando folhas, galhos e raízes, explorando texturas, cores e cheiros.

E, para tornar essa experiência ainda mais memorável, inspiramos o desenvolvimento da criatividade no uso de materiais naturais, com a produção de pinturas e desenhos com tintas de clorofila. Promovendo, assim, a conexão direta com a natureza.

Mas as atividades de Educação Ambiental não param por aí! Nossos alunos também aprendem sobre o ciclo da compostagem, vivenciando de perto esse processo que traz uma série de vantagens para o meio ambiente e para a saúde pública. Assuntos que investigamos e discutimos em sala de aula!

Nossa composteira transforma resíduos orgânicos da escola em adubo valioso, tudo isso com a ajuda entusiástica das crianças. Isto é, além de reduzir a quantidade de lixo que produzimos, a compostagem também nutre nossas plantas de forma natural. Com cascas de ovos, legumes, frutas, folhas verdes ou folhas secas, ensinamos os alunos a importância de soluções sustentáveis para o descarte de resíduos.

Nosso compromisso com o meio ambiente ainda envolve a compreensão dos ecossistemas e das interações entre seres vivos. Além de explorar o mundo das plantas, também proporcionamos experiências com outros habitantes do nosso ambiente. Abelhas, formigas, pássaros e até mesmo nossa tartaruga se tornam professores para nossos alunos. Através de investigações cuidadosas, nossos pequenos aprendem sobre a importância desses seres para o equilíbrio do ecossistema, tudo enquanto desenvolvem empatia, respeito e cautela ao interagir com eles.

Sementes para o futuro

Acreditamos que esse conjunto de aprendizados não são apenas matérias escolares, mas um estilo de vida. Na Ludens, estamos plantando as sementes de um futuro mais sustentável, onde cada aluno se torna um cidadão consciente, ativo e comprometido com a preservação do nosso planeta.

E enquanto nossos alunos continuam a crescer, o legado da Educação Ambiental na Ludens continuará a florescer, impactando não apenas o presente, mas também as gerações futuras. Pensando em um amanhã mais sustentável, a Ludens toma atitudes hoje!

“Escola é o lugar onde o aluno aprende na prática. E a educação ambiental, na Ludens, é um processo contínuo e permanente. Acreditamos que, assim, contribuímos para formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem nas questões socioambientais de forma comprometida com a vida. E, a cada dia, comprovamos o respeito que temos pelos nossos alunos e seus familiares, afinal, eles acreditam na Ludens!”

Liliane Daflon Gabry, Diretora Geral da Ludens