Nosso

Educação Financeira e Responsabilidade Social desde cedo!

A Culminância do Projeto de Educação Financeira foi doce! Isso porque as turmas do Ensino Fundamental prepararam produtos para serem vendidos na escola e tivemos um momento de muita integração e descontração.

Aqui na Ludens, acreditamos que a Educação Financeira, quanto tratada desde cedo, é uma forma de começar a desenvolver noções de economia, valores e investimentos para o futuro. Isto é, a criança adquire uma habilidade de planejamento pensando em seus objetivos, desejos e, de forma racional, buscando mais qualidade de vida.

Portanto, para tornar cada fase do conhecimento um pouco mais prática, montamos uma feira ao ar livre, com barracas para cada tipo de item produzido pelos alunos. Assim, eles puderam transitar entre as opções e fazer escolhas conscientes e estratégicas sobre como gastar seu dinheiro baseado nos valores expostos e, também, em suas próprias vontades.

Além disso, o projeto foi parte Ação Social Natal da Gente. Os alunos doaram brinquedos no fim do ano letivo e, com o lucro dos produtos vendidos em nossa feira, compramos guloseimas para enviar junto aos presentes e doações.

Essa ação mostra a importância do trabalho voluntário em prol da sociedade e fortalece valores significativos, enquanto os ajuda a colocar em prática noções de empreendedorismo desenvolvidas dentro do projeto de Educação Financeira.

Vale entender cada passo dessa proposta cumprida com sucesso pelos nossos alunos:

• A escolha da mercadoria que seria comercializada
  • A elaboração da lista de compras;
  • O cálculo das quantidades necessárias;
  • O levantamento de preços, selecionando os mais baratos e de qualidade semelhante;
  • A pesquisa do tipo de embalagem para armazenar os diferentes produtos;
  • O cálculo de preço da venda de cada produto;
  • A confecção dos produtos, seguindo todas as normas de higiene;
  • A venda dos produtos;
  • A avaliação do lucro;
  • A organização para as doações.

O projeto, construído de forma global, amplia a visão do aluno sobre os conteúdos que tratamos e, também, sobre sua própria capacidade. E a responsabilidade social, que também incentivamos após a conclusão de cada etapa, os faz enxergar o mundo além do meio em que vivem.

Será que eles gostaram da experiência? Confira no vídeo lá no nosso instagram!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe