“Como surgiu o celular?” Confira desejos de aprendizagem dos alunos

O que uma criança tem vontade de aprender? Você já se perguntou isso?

Muito além do currículo básico, com um ciclo que envolve competências fundamentais para a formação do aluno, a escola precisa ser um espaço de possibilidades diversas. Aproximar os estudos do universo do aluno, de seus sonhos, objetivos e aspirações pode render verdadeiros frutos.

É por isso que nos apoiamos todos os dias em um elemento primordial para a aprendizagem no Ensino Fundamental:

A curiosidade

Nas aulas de STEAM – acrônimo em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática – a curiosidade natural da infância é um grande motivador das novas descobertas. E a metodologia moderna oferece aos alunos a oportunidade multidisciplinar de enriquecer suas habilidades sociais, criativas, cognitivas, emocionais e de raciocínio lógico.

Em nossa aula inaugural de 2023, o tema foi justamente a curiosidade. Convidamos os alunos a refletir sobre as possibilidades que a abordagem STEAM oferece, em termos de aprendizado. Os motivamos com perguntas como: “o que te deixa mais curioso?” ou “o que você tem mais vontade de aprender?”.

Em seguida, a proposta foi construir, com as próprias mãos, uma árvore dos desejos de aprendizagem. Cada um representou, com textos ou ilustrações, aquilo que mais têm sede de saber, considerando as inúmeras possibilidades das competências trabalhadas pela metodologia STEAM.

“Eu queria aprender mais sobre as estrelas.”

“Como funciona a tecnologia dos eletrônicos?”

“Quero aprender a multiplicar.”

Esses são só alguns dos belos desejos que floresceram em nossas árvores, escritos por alunos entre o 1º e 5º ano do Ensino Fundamental. Mas também foram citadas outras curiosidades pelas descobertas tecnológicas, como a montagem de robôs e o surgimento do celular; o desejo de aprender sobre o espaço e a galáxia; a vontade de desenvolver mais habilidades artísticas, como em pixel art; e muito mais.

Durante o ano letivo, vamos revisitar nossa árvore e abordar gradualmente esses desejos de aprendizagem, sempre em relação direta aos objetivos do projeto STEAM. Assim, os alunos estarão continuamente motivados a seguir nesse florido caminho de aprendizados!

Para conferir o andamento desse projeto, não deixe de nos acompanhar nas redes sociais.